A plataforma de geojornalismo InfoAmazonia está completando um ano de vida nesta semana. Foi lançada no ano passado, em 17 de junho, no Brasil, durante as negociações da Rio +20. Naquela ocasião, tivemos uma ótima oportunidade ao reunirmos jornalistas, programadores e outros profissionais envolvidos com a questão ambiental e discutir as melhores maneiras de contar as histórias por trás de grandes bases dados. Como parte das comemorações de um ano, fizemos o lançamento de um pequeno vídeo promocional para mostrar quais são as principais ferramentas oferecidas pelo InfoAmazonia.

Doze meses depois do lançamento, cerca de 850 reportagens foram agregadas em nosso banco de dados e 10 mapas foram criados. Estes, trazem grandes quantidades de dados. Atualmente, graças a parcerias com ONGs e institutos de pesquisa, oferecemos visualizações para bases de dados para todos os nove países da Amazônia. Temos camadas sobre o desmatamento, as concessões de mineração, concessões de petróleo, usinas hidrelétricas e estradas. A enorme quantidade de informação reunida, nos fez começar a pensar em maneiras de distribuí-la. É por isso que em maio passado, InfoAmazonia lançou sua ferramenta de compartilhamento. Queremos mais jornalistas e ONGs aproveitando os mapas e visualizações que estamos fazendo Como você pode ver no gráfico abaixo, o lançamento do nosso widget de compartilhamento nos ajudou a aumentar o nosso público. Esta são as visitas mensais de InfoAmazonia entre o período de 18 de junho 2012 a 17 junho 2013. Clique na imagem para ver gráfico interativo.

Aqui estão os países que a maioria das nossas visitas são originadas. Clique na imagem para ver gráfico interativo

Muito mais pode ser feito para servir a comunidade que se preocupa com o bem da floresta amazônica. É por isso que, como parte dos planos do nosso laboratório de notícias ambientais para InfoAmazonia, vamos começar a agregar conteúdos fornecidos pelos cidadãos. Em breve traremos mais informações sobre isso.