Jornalistas em todo o mundo interessados ​​em aprender ferramentas para mapeamento de dados podm participar de um webinário gratuito em inglês.

ICFJ Anywhere oferece o segundo de uma série de webinários, apoiado pela Fundação Dow Jones. Este webinário vai mostrar como usar dados geográficos para criar aplicativos com mapas digitais e apresentar ferramentas que permitem jornalistas criarem seus próprios projetos. Os geodados são uma vasta fonte de informação para jornalistas que trabalham com as questões ambientais, econômicas e sociais.

A discussão de uma hora, liderada pelo brasileiro Gustavo Faleiros, bolsista do ICFJ Knight International Journalism Fellowship, terá início às 16 horas (horário de Nova York) na quarta-feira 7 de maio. O webinário será hospedado através do Google+ Hangouts aqui, que será criado na mesma data do evento.

Os participantes podem entrar no canal do ICFJ à 16 horas (horário de Nova York) para acessar o Hangout e participar enviando perguntas via chat do YouTube.

Durante o webinário, Faleiros vai focar no processo de transformação de um conjunto de dados em um aplicativo de notícias simples. Os tópicos do programa são:

  • Como encontrar dados geográficos em formatos adequados
  • Opções para mapear seus dados
  • Como publicar o seu mapa e matérias usando a plataforma de mapeamento JEO

Gustavo Faleiros é um jornalista e instrutor de mídia ambiental especialista em jornalismo de dados. Durante sua primeira bolsa do Knight International Journalism Fellowship em 2012 , ele lançou a plataformaInfoAmazonia, um mapa digital que usa satélite e outros dados disponíveis publicamente para monitorar a floresta amazônica. Durante seu segundo ano como bolsista, ele criou o Laboratório de Inovação em Jornalismo Ambiental ((o))eco Lab –uma equipe de jornalistas, programadores e designers que, entre outros produtos, lançaram a plataforma JEO de geojornalismo.