yby

Coletar informações de confiança junto aos cidadãos tem sido, ao longo dos últimos anos, um dos resultados mais desejados em  projetos realizados por ONGs e meios de comunicação. Hoje, em nosso laboratório, estamos orgulhosos em lançar o que acreditamos ser uma contribuição para esta missão.

 Yby é um novo software focado em facilitar que organizações criem suas próprias plataformas de crowd-sourcing. Yby é uma plataforma de mapeamento colaborativo. Ela permite aos usuários desenhar pontos, polígonos e linhas, e associar conteúdo de mídia a eles.

4126205359_db05336234

A plataforma InfoAmazonia, pioneira no uso de dados de satélites em reportagens, está trazendo uma nova fonte a sua cobertura: observações a partir do solo.

O site irá reunir e compartilhar informações de pessoas que vivem e trabalham na Amazônia, incluindo “as comunidades indígenas, pesquisadores, ONGs, estudantes e cidadãos engajados que atuam nas redes sociais”, disseGustavo Faleiros, o jornalista de dados que fundou o site. Estas reportagens mostram como os “dados de satélites no céu se relacionam com a realidade no terreno.”

ecohack

Hoje, estamos animados para anunciar a próxima rodada do EcoHack Mundial, a continuação da nossa missão de três anos para levar os cientistas , jornalistas, contadores de histórias digitais , engenheiros de software , designers e outros hackers a uma mesma sala para enfrentarem as questões que realmente importam. Se você não tiver participado antes, EcoHack é uma iniciativa sobre como usar a tecnologia para melhorar e entender melhor o nosso ambiente natural , criando coisas que terão um impacto. Não há restrições para como se chegar a este objetivo.

manualjornalismodados

A primeira versão do Manual de Jornalismo de Dados  foi criado como resultado de uma colaboração intensa de 48 horas que incluiu dezenas de pessoas no Festival Mozilla de 2011. O trabalho continuou, o manual foi atualizado, revisado e expandido. No dia 20 de Janeiro, a versão em português foi lançada online no endereço datajournalismhandbook.org/pt/