Jornalistas em todo o mundo interessados ​​em aprender ferramentas para mapeamento de dados podm participar de um webinário gratuito em inglês.

ICFJ Anywhere oferece o segundo de uma série de webinários, apoiado pela Fundação Dow Jones. Este webinário vai mostrar como usar dados geográficos para criar aplicativos com mapas digitais e apresentar ferramentas que permitem jornalistas criarem seus próprios projetos. Os geodados são uma vasta fonte de informação para jornalistas que trabalham com as questões ambientais, econômicas e sociais.

ecohack

Hoje, estamos animados para anunciar a próxima rodada do EcoHack Mundial, a continuação da nossa missão de três anos para levar os cientistas , jornalistas, contadores de histórias digitais , engenheiros de software , designers e outros hackers a uma mesma sala para enfrentarem as questões que realmente importam. Se você não tiver participado antes, EcoHack é uma iniciativa sobre como usar a tecnologia para melhorar e entender melhor o nosso ambiente natural , criando coisas que terão um impacto. Não há restrições para como se chegar a este objetivo.

mapaaa

Inundações frequentes e colheitas criticamente baixas são apenas dois dos sinais de alerta sobre a mudança climática na Indonésia, que abriga a terceira maior floresta tropical do mundo e uns dos mais altos níveis de diversidade biológica.

Para lançar luz sobre estas questões cruciais, jornalistas de dados criaram o site de notícias Ekuatorial, que oferece as últimas notícias ambientais e mapas interativos engajantes e fáceis de entender dos oceanos, florestas e desastres naturais na Indonésia.

Um ano de InfoAmazonia

gráfico_1

A plataforma de geojornalismo InfoAmazonia está completando um ano de vida nesta semana. Foi lançada no ano passado, em 17 de junho, no Brasil, durante as negociações da Rio +20. Naquela ocasião, tivemos uma ótima oportunidade ao reunirmos jornalistas, programadores e outros profissionais envolvidos com a questão ambiental e discutir as melhores maneiras de contar as histórias por trás de grandes bases dados. Como parte das comemorações de um ano, fizemos o lançamento de um pequeno vídeo promocional para mostrar quais são as principais ferramentas oferecidas pelo InfoAmazonia.