Lab no FISL

13987599818_3c226bb59a_k

FISL (O Forum Internacional de Software Livre) é um dos eventos mais importantes do mundo com foco em software livre, e o maior evento deste tipo na America Latina.

Jornalistas em todo o mundo interessados ​​em aprender ferramentas para mapeamento de dados podm participar de um webinário gratuito em inglês.

ICFJ Anywhere oferece o segundo de uma série de webinários, apoiado pela Fundação Dow Jones. Este webinário vai mostrar como usar dados geográficos para criar aplicativos com mapas digitais e apresentar ferramentas que permitem jornalistas criarem seus próprios projetos. Os geodados são uma vasta fonte de informação para jornalistas que trabalham com as questões ambientais, econômicas e sociais.

yby

Coletar informações de confiança junto aos cidadãos tem sido, ao longo dos últimos anos, um dos resultados mais desejados em  projetos realizados por ONGs e meios de comunicação. Hoje, em nosso laboratório, estamos orgulhosos em lançar o que acreditamos ser uma contribuição para esta missão.

 Yby é um novo software focado em facilitar que organizações criem suas próprias plataformas de crowd-sourcing. Yby é uma plataforma de mapeamento colaborativo. Ela permite aos usuários desenhar pontos, polígonos e linhas, e associar conteúdo de mídia a eles.

4126205359_db05336234

A plataforma InfoAmazonia, pioneira no uso de dados de satélites em reportagens, está trazendo uma nova fonte a sua cobertura: observações a partir do solo.

O site irá reunir e compartilhar informações de pessoas que vivem e trabalham na Amazônia, incluindo “as comunidades indígenas, pesquisadores, ONGs, estudantes e cidadãos engajados que atuam nas redes sociais”, disseGustavo Faleiros, o jornalista de dados que fundou o site. Estas reportagens mostram como os “dados de satélites no céu se relacionam com a realidade no terreno.”

mapaaa

Inundações frequentes e colheitas criticamente baixas são apenas dois dos sinais de alerta sobre a mudança climática na Indonésia, que abriga a terceira maior floresta tropical do mundo e uns dos mais altos níveis de diversidade biológica.

Para lançar luz sobre estas questões cruciais, jornalistas de dados criaram o site de notícias Ekuatorial, que oferece as últimas notícias ambientais e mapas interativos engajantes e fáceis de entender dos oceanos, florestas e desastres naturais na Indonésia.

landquest

Em Turkana, uma região pobre e seca do Quênia, as descobertas recentes de água e petróleo podem mudar a vida de moradores que dependem de ajuda alimentar para sobrevivência.

Em março de 2012, o Presidente Mwai Kibaki do Quênia anunciou que foi descoberto petróleo em Turkana após uma perfuração exploratória por uma empresa de petróleo anglo-irlandêsa. E no ano passado, a Unesco anunciou que grandes reservas de águas subterrâneas foram encontradas na área atingida pela seca.

ockpeckers

O número de mortos de rinocerontes mortos este ano na África do Sul por caçadores ilegais –635 animais até agora– está a caminho de chegar ao número de mortos em 2012 e dobrar o número de mortos há três anos. A maior parte dessa caça ilegal acontece dentro de parque nacional Kruger, o mais famoso do país.

Essas estatísticas impressionantes aparecem em um novo mapa interativo, construído com um conjunto inovador de ferramentas que tornam mais fácil rastrear e exibir visualmente dados geográficos.

logo_final-02

Jornalistas que desejam melhorar suas técnicas de coletas de dados para melhor cobrir o meio ambiente têm um novo recurso. O Guia de Geojornalismo é um manual online gratuito de tecnologias de mapeamento e visualização. Explica dados ambientais, tais como imagens de satélite, e até mesmo mostra como construir seu próprio balão para fazer fotos aéreas.